top of page

Dica. Lights ON

A iluminação é parte fundamental de qualquer espaço, além de dar personalidade a este, desempenha um papel de destaque na realização das tarefas nas divisões em questão. Com a iluminação adequada conseguimos efeitos bastante interessantes que proporcionam ambientes agradáveis e convidativos.


É importante a luz ser adaptada de acordo com a forma de como espaço vai ser usado e vivido.


Felizmente, hoje o mercado oferece várias opções: sanca de luz, caixas de luz, focos embutidos, iluminação no solo, candeeiros, a escolha é vasta.

Cada espaço da casa, mesmo que pequeno, pede um tipo de iluminação especial. A tonalidade das lâmpadas utilizadas influência – e muito – na temperatura do ambiente, que deve ser diferente em locais utilizados para trabalhar ou relaxar.


Quando me pedem conselhos sobre a iluminação desenvolvo sempre a planta de iluminação de acordo com a implantação do mobiliário. Gosto bastante de luz indirecta (como é exemplo as sancas de luz) e aconselho uma luz ligeiramente branca coordenada com luz amarela espaços como cozinhas, pois, além de deixar as pessoas mais activas, dá a sensação de claridade e limpeza.


Para os restantes espaços, que são, por norma, ambientes mais relaxantes a melhor opção é a luz amarela complementada com candeeiros.

No que respeita wc’s a luz deve ser o mais próximo da luz natural, isto é muito importante – principalmente para as senhoras quando se maquilham. É, para mim, um dos espaços que exige mais atenção na iluminação. Pois a iluminação tem também que ser adequada à existência dos vapores. Geralmente proponho sanca de luz junto do espelho completada com focos em locais estratégicos como junto da zona de duche.


Vejam as imagens e inspirem-se.



0 comentário
bottom of page